Produção de licores caseiros

O segredo do licor artesanal de boa qualidade está na perfeita combinação entre o princípio aromático, o álcool e o açúcar

Existem várias maneiras de se preparar licores, que foram passadas de geração a geração até chegarem à produção em escala industrial por meio de processos mais sofisticados. Apesar de todo o avanço tecnológico, o processo básico de fabricação  de bebida especificamente, continua o mesmo utilizado pelas nossos avós. O charme, o encanto e a magia do licor, servido como aperitivo ou como digestivo, prevalece até os nossos dias.
O licor é uma bebida alcoólica que se caracteriza pela elevada proporção de açúcar, misturado com álcool e alguns princípios aromáticos extraídos de frutas, folhas, flores, raízes, sementes, ervas, sucos, cascas de frutas ou até de produtos de origem animal. Sua graduação alcoólica varia de 18º a 54º GL.
De fácil preparo, os licores artesanais ou caseiros constituem uma alternativa para o aproveitamento de produtos regionais, agregando valor e possibilitando a geração de renda para a família rural. A fabricação do licor artesanal deve privilegiar o natural, buscando a utilização de matéria-prima cultivada pelo próprio fabricante, o que possibilita maior controle sobre a qualidade do produto final.
O segredo do licor artesanal de boa qualidade está na perfeita combinação entre o princípio aromático, o álcool e o açúcar, o que resultará em um produto harmônico, em cor, sabor e aroma. A qualidade da bebida também está diretamente ligada à seleção adequada da matéria-prima, aos cuidados de higiene e, principalmente, ao gosto, habilidade, paciência e dedicação do fabricante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário